Fred Lima

Bem-vindo ao meu blog!

Licenciamento São Paulo

No estado de São Paulo, é cobrado todos os anos o licenciamento dos veículos, cujo pagamento é obrigatório para todos os veículos em circulação, sem exceção. O licenciamento São Paulo nada mais é que a regularização do veículo, o que garante que ele está apto a circular pelas vias públicas sem causar problemas no trânsito.

Licenciamento SP - Tabela, Consulta, Pagamento

O não pagamento das taxas que formam o licenciamento, como o IPVA e o seguro DPVAT, resulta em diversas medidas de penalização, como multas, pontos na CNH e, em casos de reincidência e permanência da circulação do veículo irregular, a apreensão do mesmo. As multas e os pontos na carteira podem variar de estado para estado, de 3 a 7 pontos.

É importante que o motorista não enxergue o licenciamento como um mal, mas sim como a garantia do estado, através das vistorias, de que os veículos em circulação não estão colocando em risco a vida dos pedestres ou dos passageiros, assim como não estão poluindo o meio ambiente ao emitirem mais gases tóxicos do que o permitido, o que ocorre em veículos mais antigos e/ou que apresentam defeitos mecânicos.

Para estar de acordo com os órgão regulamentadores, é necessário que o motorista esteja ciente do que deve ser pago e os prazos estabelecidos. Portanto, o primeiro passo é consultar a sua situação e a do seu carro junto ao site do Detran de São Paulo.

De maneira virtual, o usuário pode confirmar os débitos que estão em aberto em seu nome, que podem ser as taxas de IPVA e DPVAT, assim como multas de trânsito, e solicitar as guias de pagamento para quita-los. O site solicita o preenchimento de informações pessoais e do veículo, como o número do Renavam, por exemplo.

O pagamento pode ser feito nos bancos credenciados ao Detran, confira no site do Detran SP qual o banco que eles dão preferencia, pois nesses casos, o pagamento pode ser baixado no sistema no mesmo dia que foi realizado. Em outras instituições, o pagamento pode demorar um pouco mais para ser reconhecido no sistema do Detran. Bancos como Caixa, Banco do Brasil, Bradesco fazem o pagamento das guias, tanto virtualmente através do internet banking quanto presencialmente em agências bancárias e até mesmo em lotéricas.

O Detran também envia a guia de pagamento do licenciamento para o endereço que consta no cadastro deles, portanto, é importante mantê-lo sempre atualizado, para evitar confusões e mal entendidos.

O motorista pode pagar o licenciamento de três formas: com antecedência, o que acarreta em descontos, pode também pagar em três parcelas sem desconto, ou então realizar o pagamento no prazo limite sem desconto.

Todo pagamento realizado após o prazo estabelecido, será sujeito a multas e juros. Os prazos variam conforme a terminação da placa do veículo. As que terminam com número 1 (um), têm um prazo menor, normalmente é no início do ano. Conforme os números aumentam, os prazos são estendidos ao decorrer do ano. Após o número 9 (nove), o último número é o 0 (zero).

O calendário de 2021 ainda não foi divulgado pelo Detran de São Paulo, mas  não varia muito de ano para ano, e o critério permanece o mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *