Fred Lima

Bem-vindo ao meu blog!

Ternos e blazer entre as tendências de moda masculina em 2020

Quando se pensa em deixar o look mais elegante, logo vem à cabeça peças como blazer e terno. Apesar de darem um ar tradicional à produção, dá para criar visuais mais modernos e casuais. As inspirações em blazer e ternos masculinos para 2020 prometem um ar mais despojado. Mas quem ainda prefere os clássicos também vai ter várias opções elegantes para se inspirar. 

Blazer durante o dia

A peça é super versátil e pode ser usada em qualquer momento ou ocasião. Porém algumas dicas sempre caem bem para deixar a produção ainda mais bonita. Em eventos não tão formais, tanto pela manhã, quanto à tarde, a proposta é compor o look com itens mais despojados, como camisas estampadas, calças rasgadas, lenços e até tênis. Durante o dia, vale apostar em tons mais claros e tecidos mais finos, coloridos ou texturizados, como o linho.

Blazer à noite

A tendência são blazer mais escuros, com tecidos mais encorpados. Dessa forma, a peça dá um ar mais sério à composição. São looks ideais para eventos mais formais. Mas mesmo assim, dá para acrescentar itens para deixar o look mais despojado. Uma forma de dar leveza, sem perder a seriedade, é diversificar as cores, para que o visual não fique monocromático. Para finalizar o look, aposte em cintos e sapatos diferenciados. Outra dica importante: para garantir um charme a mais e arrematar a produção, invista no seu visual. Confira as tendências em cortes de cabelos masculinos para 2020.

Blazer modernos

Quem gosta de investir em produções mais modernas e cheias de estilo, vai ter muitas opções de tendências em 2020. Os blazer estão repaginados e cheios de versatilidade. Uma peça bastante requisitada é o blazer em formato slim. Eles são mais justos, curtos e modelam o corpo, além de alongar o tronco. A aposta agrada até os que preferem uma produção mais tradicional. O slim é democrático: ficam bem em todos os biotipos, agrada até os mais tradicionais e pode ser facilmente ajustado. 

Chore Coat

Ou casaco de tarefas, é a grande tendência para 2020. A peça, no estilo workwear, é inspirada no “Engineer Sack Coat”, de 1917, da marca Carhartt. A proposta era colocar no mercado um casaco resistente, funcional, confortável e que desse mobilidade a quem o usasse. Na época, o Chore Coat – como começou a ser chamado mais tarde – era feito de jeans pesado e lona, com um colarinho grande que, se levantado, protegia o pescoço do frio. 

O ciclo da moda trouxe de volta a peça repaginada e bem mais moderna para as tendências em moda masculina de 2020. Agora, o item é uma mistura de blazer e jaqueta, que continua com uma silhueta ampla, porém mais justa do que o modelo de 1917. Os bolsos mais amplos, que antes serviam para carregar ferramentas usadas nas fábricas, hoje são ideias para carregar itens importantes no dia a dia do homem moderno, como tablets e um kindle, por exemplo.

Existem opções de Chore Coat com tecidos bem mais leves, que podem compor looks modernos em qualquer estação. As cores da peça mais usadas em 2020 serão: azul marinho, índigo, bege, marrom, laranja queimado, verde, cinza e preto. A peça é super casual e combina bem com camisa xadrez ou jeans, botas pesadas e até all star. 

Terno

É a opção para aqueles homens que preferem produções mais clássicas, que dão um tom de sobriedade ao visual. Geralmente são feitos em modelagens e tecidos mais tradicionais, em cores mais fechadas. Mesmo sendo um visual mais formal, existe a possibilidade de deixar a produção com um ar mais moderno. 

Valem algumas dicas para acertar na escolha do terno e garantir um visual perfeito.

Ombro do paletó:

Na hora de experimentar a peça, fique de olho nos ombros do paletó ou blazer. A costura precisa ficar alinhada com o ombro. Se a costura ficar caída ou sobrando, quer dizer que a peça está grande. Caso os ombros fiquem muito justos, então o paletó está apertado, o que vai limitar seus movimentos.

Comprimento da manga:

Se você gosta de ressaltar a camisa que está usando, ou acrescentar um relógio à produção, a dica é deixar apenas um dedo da manga aparecendo no paletó. Se aparecer mais do que um dedo, vai causar a impressão de que o paletó ou blazer está pequeno.

Comprimento do paletó

A peça deve cobrir seu quadril, mas não deve ser tão longa. Vale experimentar o paletó fechado para conferir se fica bem alinhado. Lembre-se: quanto mais longo o paletó, mais baixo você parece, pois a peça muito longa passa a impressão de pernas curtas. 

Botão aberto ou fechado?

Os dois! A tendência para 2020 são paletós com um dos botões aberto e o outro fechado. É uma tática que vai deixar a peça mais confortável na hora de sentar, sem ter que deixar o paletó todo aberto. 

Alguns cuidados são importantes na hora de comprar a calça do terno:

Barra da calça:

Existem basicamente dois tipos de barras, a tradicional e a italiana.

  • Tradicional: barra lisa e sem dobra. Ideal para os homens mais baixos, pois alonga a silhueta.
  • Italiana: mais indicada para quem ter pernas mais longas, pois tem a dobrinha na ponta, que garante o equilíbrio da produção.

Comprimento da calça

O ideal é que a barra da calça não cubra todo o sapato. Para os mais tradicionais, a dica é não deixar a meia aparecer enquanto se está de pé. 

Mas as tendências em ternos masculinos para 2020 trazem algumas exceções, como a barra moderna, geralmente usada nos modelos slim e a calça cropped, que mostra parte do tornozelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *